sábado, janeiro 06, 2007

Classicos da estrada -Mini o meu favorio.


















O Austin Mini foi lançado em 8 de maio de 1959 como um dos modelos mais revolucionários do século.

Com apenas três metros de comprimento, rodas de dez polegadas de diâmetro e motor transversal, o Mini conquistou uma legião de fãs na mesma época em que surgiam as primeiras mini-saias e o rock & roll se popularizava junto à juventude.

Completavam sua lista de características inovadoras a carroçaria mono-bloco, a ausência de amortecedores na suspensão até 1964 (substituídos por batentes de borracha) e a tração dianteira.


Desenhado por Alec Issigonis, o Austin Mini era pequeno por fora, mas com espaço interno bem aproveitado. Ele tinha portas grandes que facilitavam o acesso, gavetas sob o assento traseiro e caixas de roda que não atrapalhavam a acomodação tanto das bagagens como dos ocupantes.

A instrumentação contava com velocímetro no centro do painel, e os vidros das portas eram deslizantes. No teto, uma alça controlava um curioso farol instalado na capota como opcional, e o extintor de incêndio ficava à mostra, como nos carros de competição.


Produzido ininterruptamente durante 41 anos, o Mini foi o segundo colocado na eleição do carro do século. Foi só neste ano que ele saiu de cena para dar lugar ao novo Mini, apresentado em setembro no Salão de Paris.

A nova edição, desenvolvida pela BMW e montada na Inglaterra, é equipada com motor 1.6 Tritec (joint venture entre a BMW e a Chrysler), feito no Paraná.

David e Golias nesta foto.

Sem comentários: