quarta-feira, outubro 18, 2006

As capacidades da Coreia do Norte

O objectivo militar de Pyongyang é reunificar a península pela força.

A estratégia de luta fundamental da Coreia do Norte preconiza a vitória em um ataque de surpresa, curto e violento, impedindo que reforços norte-americanos cheguem à península e a mobilização da República da Coreia.

As forças armadas norte-coreanas são a quinta maior do mundo. As forças terrestres, de mais de um milhão de soldados, são o núcleo da capacidade ofensiva e são o terceiro maior exército do mundo. Elas são apoiadas pela Força Aérea, que tem mais de 1.600 aviões e por uma Marinha de mais de 800 navios.

Existem mais de 6 milhões de reservistas que também podem ser convocados para engrossar as tropas. Setenta por cento da força activa, incluindo 700.000 soldados, 8.000 sistemas de artilharia e 2.000 tanques estão aquartelados a 160 Km da Zona Desmilitarizada. A maior parte dessa força está protegida em instalações subterrâneas, incluindo mais de 4.000 instalações na área de vanguarda somente.

A partir de suas localizações atuais, essas forças podem atacar rapidamente, com poucos preparativos finais."

"A Coreia do Norte dispõe de uma força de artilharia de mais de 12.000 sistemas de armamento motorizados ou que podem ser rebocados.

Sem mover qualquer peça de artilharia, o Norte poderia manter um ritmo de 500.000 disparos por hora contra as defesas do Comando das Forças Combinadas durante várias horas. A força de artilharia inclui 5.000 sistemas de longo alcance montados na década passada.

A proximidade desses sistemas de longo alcance da Zona Desmilitarizada ameaça Seul, a capital sul-coreana [distante 40 Km da ZDM] com ataques devastadores.

Sem comentários: